No dia 16 de abril de 1928, partiu do Rio de Janeiro a “Expedição Brasileira da Estrada Panamericana”. Em dois automóveis “Ford Modelo T”, cedidos pelo jornal O Globo, e apoiados pelo presidente Washington Luís, esses brasileiros tinham por missão descobrir, abrir e projetar a rota onde, futuramente, seria construída, em condições ideais, uma rodovia que interligasse as três Américas.
A iniciativa extremamente arrojada logrou pleno êxito, constituindo-se em façanha poucas vezes registrada na história do automobilismo mundial. Durante dez anos, a Expedição percorreu 28.000 quilômetros de estradas, picadas, caminhos, matagais, florestas e cidades de quinze países.
A “Carretera Panamericana” hoje é uma realidade, e a imensa contribuição feita pelos expedicionários em prol da integração pan-americana não é reconhecida e valorizada.
A “Carretera Panamericana” hoje é uma realidade, e a imensa contribuição feita pelos expedicionários em prol da integração pan-americana não é reconhecida e valorizada.
A Nova Expedição tem como objetivo, resgatar e divulgar o feito grandioso realizado pelos aventureiros entre os anos de 1928 e 1938, não só no Brasil, mas também nos outros países por onde passa a rodovia, buscando o reconhecimento da autoria do projeto de construção da “Carretera Panamericana”, para os Expedicionários.
Apoiada pelo governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, a Nova Expedição agendará o contato com as autoridades dos países envolvidos, ocasião que entregará um exemplar do livro e cópia de toda a documentação comprobatória da passagem da primeira Expedição, solicitando o apoio na divulgação do feito.
Com previsão de saída em 16 de abril de 2011, ocasião dos oitenta três anos de partida da primeira Expedição, a Nova Expedição sairá do Rio de Janeiro, com destino aos Estados Unidos da América, chegando em 15 de julho à cidade de Detroit, estado de Michigan. Lá a valentia e resistência dos autos Ford, que conduziram a expedição, sendo o fator determinante no sucesso da empreitada, será apresentada à diretoria da Ford Motor Company, visando o apoio para a distribuição de nova edição do livro, a ser oferecida como brinde, em todas as revendedoras da marca no continente americano.
Continuando sua travessia, a Nova Expedição seguirá a famosa Rota 66, até Los Angeles e margeando a Costa Oeste, ingressará ao Canadá, com destino ao Alaska, alcançando Prudhoe Bay, extremo norte das Américas. No retorno, serão visitadas as principais cidades do Canadá e Estados Unidos, até chegar à Flórida, onde em 16 de outubro, o veículo será embarcado em navio com destino ao Nordeste do Brasil.
Bela expedição!
ResponderExcluirOnde podemos encontrar os videos ?
Abraço a toda equipe