sexta-feira, 29 de abril de 2011

A CAMINHO DE TILCARA

Partimos de Cafayate rumo ao norte, com a intenção de atingirmos Tilcara, uma cidade argentina localizada na província de Jujuy, com aproximadamente 5.500 habitantes, e nossa última parada na Argentina.

Este trecho da Carretera Panamericana liga Salta a El Carmen.
Percorremos e filmamos os primeiros quilômetros da Carretera Panamericana  (Ruta 9) por 180 km até Salta, onde almoçamos. O próximo trecho, ainda pela Carretera Panamericana, nos levou até La Caldera, passando pelo Dique Campo Bello.  Por fim, após seguirmos por 25 km através de um caminho antigo, estreito, com muitas curvas e intensa vegetação, chegamos até a cidade de El Carmen, uma das mais antigas da província de Jujuy, já a mais de 2.000 m de altitude.

Na estrada, rumo a San Salvador de Jujuy

Agora, seguindo por autopista, passamos pela cidade de San Salvador de Jujuy, capital da província de Jujuy, já a uma altitude de 2.100 m, sempre subindo. Na estrada, era interessante notar como a paisagem ia, cada vez mais, se modificando e apresentando as diferentes cores da Cordilheira dos Andes.
As cores e a paisagem da Cordilheira dos Andes se modificavam conforme rumávamos para Tilcara.
Alcançamos nosso objetivo do dia: a cidade de Tilcara, a 2400 m de altitude e com uma temperatura de 8 graus. Por fim, ficamos hospedados no Hotel Canto del Viento, onde passamos uma das melhores noites da viagem, até agora.

Hotel Canto del Viento

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CAFAYATE

Saímos de Salta para dar continuidade à nossa expedição, e o próximo destino era a cidade de Cafayate, conhecida por seus deliciosos vinhos. Localizada ao norte da Argentina e com aproximadamente 12 mil habitantes, Cafayate é um importante pólo turístico tanto por suas famosas vinícolas, quanto pela paisagem exuberante ao seu redor.

 Para chegarmos até lá, seguimos por 180 km através da Ruta Nacional 9, um trecho importante da “Carretera Panamericana”, responsável por ligar as províncias argentinas de Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba, Santiago del Estero, Tucumán, Salta e Jujuy.


No caminho paramos para conhecer a Alemania, uma antiga estação ferroviária abandonada.


Na região conhecida como “Quebrada de Cafayate”, ou “Quebrada de las Conchas” foi possível descobrir uma série de formações naturais impressionantes. Fica o destaque para a famosa Garganta do Diabo, um vale profundo e fechado, incrustado no meio dos paredões rochosos.


Nesta foto é possível ver algumas das ruínas dos índios Quilmes, uma tribo que habitou os vales ocidentais dos Andes e resistiu, com valentia, à invasão dos Incas, no século XV. Atualmente é um dos mais importantes sítios arqueológicos da Argentina.


Começando a produção de suas uvas na década de 60, a Bodega Domingo Hermanos produz vinhos de excelente qualidade, exportados para todo o mundo. Na foto, é possível ver a beleza de seus vinhedos.


Por fim, fomos conhecer o belíssimo hotel Pátios de Cafayate, famoso por seu requintado restaurante, pelas paisagens que o cercam e pelos tratamentos relaxantes à base de vinho que oferece em seu Spa.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DOCUMENTOS HISTÓRICOS

Depois da visita de ontem à biblioteca, seguem algumas fotos dos jornais Nueva Epoca e do El Intrasigente, que noticiaram a passagem dos expedicionários no ano de 1929.



A capa e algumas matérias sobre os Expedicionários no jornal Nueva Epoca

Matéria no Jornal El Intransigente comenta sobre a passagem dos expedicionários e elogia o apoio do jornal  O Globo.

Em uma nota divulgada no Jornal El Intransigente, é anunciado um almoço na companhia de Juan Carlos Dávalos, um importante escritor argentino. Sua obra é considerada uma das mais importantes representações da literatura americana no século 20.

Como curiosidade, uma das publicidades dos carros Ford, na época da primeira expedição.

terça-feira, 26 de abril de 2011

NOVAS SURPRESAS

Historiador Diego Cornejo Castellanos


Enquanto meus filhos levavam o carro para a revisão, aproveitei para passar toda a tarde na companhia do renomado historiador Diego Cornejo Castellanos, que me acompanhou até a Biblioteca Nacional, onde estão os arquivos históricos da cidade. Diego é de uma família muito importante em Salta e já ocupou vários cargos no governo Argentino, no senado e no BID. 
O historiador, que também foi presenteado com um exemplar de O Brasil Através das Três Américas, desconhecia a aventura dos heróis brasileiros e ficou impressionado com o as pesquisas que realizamos.  
Na Biblioteca encontrei várias noticias da passagem da Expedição por aqui em 1929, logo mais devo postar algumas fotos dos documentos.

UM DIA DE SORTE

Na foto vemos o Caio e o Renato, o dono da concessionária, Sr. Pussetto, suas duas filhas e o diretor Martin Vago, que foram presenteados com uma edição do livro O Brasil Através das Três Américas.


Tivemos uma agradável surpresa quando meus filhos Caio e Renato levaram a Excursion para uma revisão, depois dos primeiros dias de estrada. Quando os atendentes da concessionária viram a camionete toda adesivada, quiseram saber os motivos de nossa viagem. Após ouvirem a história contada por Caio e Renato, chamaram o dono da loja, o Sr. Pussetto, que coincidentemente estava acompanhado de Martin Vago, diretor das concessionárias Ford em toda a Argentina. Impressionado com a história dos aventureiros brasileiros e com a Nova Expedição, Martin ofereceu - durante todo o trajeto no país - o atendimento gratuito de tudo que for necessário para a Excursion.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SALTA

É sempre importante comentar um pouco sobre a maravilhosa região em que passamos: Salta é uma das mais importantes cidades do noroeste do país. Se encontra localizada ao leste da cordilheira dos Andes, a cerca de 1 187 m acima do nível do mar. Famosa por sua arquitetura colonial, em anos recentes se transformou em um importante centro de turismo. Por seus atrativos recebeu o apelido de Salta, la Linda ("Salta, a linda").  
Durante os dias que estivemos por lá, passamos por alguns dos principais monumentos históricos, como o Cabildo, o local onde, durante o Reinado del Rio de La Plata, se reuniam os representantes do povo para as decisões mais importantes.  Logo abaixo dele, outras fotos que mostram a beleza da cidade argentina.

Cabildo de Salta - Sede de Governo durante o Reinado del Rio de La Plata. 


Fizemos uma visita ao Palácio do Governo da Província de Salta e fomos recepcionados pelo Chefe do Cerimonial, Osvaldo Trotta. Durante o encontro, Osvaldo recebeu o livro O Brasil Através das Três Américas, em nome do Governador Juan Manuel Urtubey, que retribuiu a cortesia nos presenteando com um lindo livro-documentário sobre Salta


Convento de San Bernardo -  Clausura das freiras Carmelitas descalças e o mais antigo edifício religioso da cidade.
 
Catedral de Salta - Ela guarda duas estátuas do século XVI, uma da Virgem Maria e outra do Cristo do Milagre, que foram levadas para terra logo após terem naufragado com um navio espanhol que as carregava.

O Museu Andino de Alta Montaña é um dos principais pontos turísticos da cidade. Lá ficam expostos elementos de um santuário Inca, inclusive algumas múmias.
 
Antiga Casa de Governo - Salta é uma das cidades argentinas que mais preservou sua arquitetura colonial, um cuidado que nos permite ter contato com o maravilhoso passado da região.


Recova del Cabildo
 
Basílica Menor de San Francisco de Assis


Logo vamos para Cafayate, região produtora de vinhos no norte da Argentina, e postaremos mais imagens de lá.

domingo, 24 de abril de 2011

LA CALDERA E SAN LORENZO

Seguindo a sugestão de nossos amigos da família Amadeo, tiramos o dia para visitar a região de La Caldera, onde pudemos contemplar lindas paisagens e caminhos incríveis.



Família Amadeo, no Cristo de La Caldera . Ignacio, Silvia e os filhos Milagros e Marcos.

 A caminho de La Caldera

 Dique Campo Alegre - reservatório de água de Salta

 Reservatório de abastecimento de água de Salta

 Cruzando o Rio La Caldera

União dos Rios La Caldera e Wierna


Passamos, também, em Villa San Lorenzo, uma bonita aldeia de verão conhecida por ter os mais luxuosos condomínios residenciais da província, localizada a apenas 12 minutos do centro da cidade de Salta. Nas duas fotos que seguem é possível ver um pouco da paisagem incrível da região e a estrada que liga San Lorenzo a Salta.

A beleza natural da Villa San Lorenzo. 

Auto pista que liga San Lorenzo a Salta.

sábado, 23 de abril de 2011

VIAGEM NOTURNA

A Nova Expedição pelas 3 Américas vem se desenrolando com tranquilidade e, como ainda não temos uma média diária de viagem, optamos por dirigir o máximo possível, de acordo com as condições do tempo ou da estrada.

Deixamos Asunción, no Paraguai, às 15h e viajamos 1.200 Km durante quase toda a noite, chegando a Salta às 4h da manhã. A estrada da Argentina, Ruta 81, acabou de ser construída, por isso possui um pavimento muito bom e pouco movimento, o que contribuiu para a tranquilidade da viagem. Tocamos toda a noite porque não havia nada no caminho, nenhuma cidade, somente pequenos povoados. No trajeto todo encontramos apenas 2 postos de gasolina e nenhum hotel ou restaurante, por isso a região é denominada "impenetrable". Agora, com a passagem da rodovia, o progresso deverá chegar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PRIMEIROS QUILÔMETROS



Já no ritmo da estrada, começamos, de fato, a Nova Expedição. Para correr contra o tempo, vencemos os primeiros quilômetros com certa velocidade, sem muitas pausas para fotos ou visitas agendadas. Logo que saímos de Bauru pegamos o caminho para Campo Grande, onde fizemos uma rápida parada, seguindo para Asunción. 


 









Passando pelas ruas da bela Asunción, não poderíamos deixar de visitar o Palacio de los López (Palácio do Governo), a sede de governo da República do Paraguai. Ele foi construído a partir de 1857 pelo presidente Francisco Solano López e é um dos pontos turísticos mais importantes da capital.


 Por fim, fizemos uma visita rápida à Embaixada do Brasil com o objetivo de divulgar o feito heróico dos três expedicionários brasileiros. Agora, nossa próxima parada será na cidade de Salta, na Argentina, onde passaremos a Páscoa com velhos amigos da família.
 
Até o momento nenhuma grande surpresa atrapalhou a viagem, que promete seguir o cronograma planejado.



domingo, 17 de abril de 2011

O VEÍCULO


Com o intuito de garantir o sucesso da “Nova Expedição” e inspirado no resultado da valentia dos “Ford Modelo T” utilizados na primeira Expedição ”O Brasil Através das Três Américas”, o veículo escolhido para esta edição também será da marca Ford.
Baseado nas características de rusticidade e desempenho, será utilizada uma Full Size SUV FORD “Excursion XLT” 4X4, com motor V10 de 6.8L e 310 HP, equipada com o que há de mais moderno em tecnologia de navegação e comunicação.

sábado, 16 de abril de 2011

PROGRAMA DO JÔ

 

A história dos Expedicionários no programa do Jô exibido no dia 14/04/2011.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROJETO “NOVA EXPEDIÇÃO”

No dia 16 de abril de 1928, partiu do Rio de Janeiro a “Expedição Brasileira da Estrada Panamericana”. Em dois automóveis “Ford Modelo T”, cedidos pelo jornal O Globo, e apoiados pelo presidente Washington Luís, esses brasileiros tinham por missão descobrir, abrir e projetar a rota onde, futuramente, seria construída, em condições ideais, uma rodovia que interligasse as três Américas.

A iniciativa extremamente arrojada logrou pleno êxito, constituindo-se em façanha poucas vezes registrada na história do automobilismo mundial. Durante dez anos, a Expedição percorreu 28.000 quilômetros de estradas, picadas, caminhos, matagais, florestas e cidades de quinze países.  

A “Carretera Panamericana” hoje é uma realidade, e a imensa contribuição feita pelos expedicionários em prol da integração pan-americana não é reconhecida e valorizada.

A Nova Expedição tem como objetivo, resgatar e divulgar o feito grandioso realizado pelos aventureiros entre os anos de 1928 e 1938, não só no Brasil, mas também nos outros países por onde passa a rodovia, buscando o reconhecimento da autoria do projeto de construção da “Carretera Panamericana”, para os Expedicionários.

Apoiada pelo governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, a Nova Expedição agendará o contato com as autoridades dos países envolvidos, ocasião que entregará um exemplar do livro e cópia de toda a documentação comprobatória da passagem da primeira Expedição, solicitando o apoio na divulgação do feito.

Com previsão de saída em 16 de abril de 2011, ocasião dos oitenta três anos de partida da primeira Expedição, a Nova Expedição sairá do Rio de Janeiro, com destino aos Estados Unidos da América, chegando em 15 de julho à cidade de Detroit, estado de Michigan. Lá a valentia e resistência dos autos Ford, que conduziram a expedição, sendo o fator determinante no sucesso da empreitada, será apresentada à diretoria da Ford Motor Company, visando o apoio para a distribuição de nova edição do livro, a ser oferecida como brinde, em todas as revendedoras da marca no continente americano.

Continuando sua travessia, a Nova Expedição seguirá a famosa Rota 66, até Los Angeles e margeando a Costa Oeste, ingressará ao Canadá, com destino ao Alaska, alcançando Prudhoe Bay, extremo norte das Américas. No retorno, serão visitadas as principais cidades do Canadá e Estados Unidos, até chegar à Flórida, onde em 16 de outubro, o veículo será embarcado em navio com destino ao Nordeste do Brasil.

Cumprindo mais uma etapa da viagem, a Expedição seguirá de norte ao Sul do Brasil, cruzando 15 estados brasileiros, sempre acompanhando o litoral, até encontrar a fronteira do Uruguai. Rumo à Ushuaia, o extremo sul das Américas, cruzará a Patagônia Argentina, para depois de atravessar os Lagos Andinos, ingressar no Chile, ultimo país a ser visitado.


No retorno em 2012 ao Brasil, com milhares de horas de filmagem e incontáveis fotografias, o material todo será editado e posteriormente transformado em outros livros, documentários e programas de televisão.