segunda-feira, 9 de maio de 2011

RUMO AO PERU - Uma viagem no tempo


Desaguadero, à 115 km de La Paz, foi nosso último ponto da Bolívia. Sempre margeando o Lago Titicaca, adentramos tranquilamente no território peruano. Conhecemos Puno, no extremo sul do Peru, e seguimos para o nosso destino, Cusco.

 O Lago Titicaca nos acompanha em boa parte do trajeto

 Somos presenteados com belas paisagens até Cusco


Segundo estimativas, Cusco foi fundada entre os séculos XI e XII e era o mais importante centro cultural e administrativo do Império Inca. Ela fica lozalizado no sudeste do Vale Sagrado dos Incas.

Infelizmente, em 1532, a cidade foi invadida pelo espanhol Francisco Pizarro, que contribuiu para destruir os pomposos palácios incas, com o objetivo de construir outros edifícios, entre eles, novas igrejas cristãs e, assim, estabelecer a hegemonia do domínio europeu.

Cusco é considerada a capital arqueológica da América Meridional, com inúmeros e interessantes vestígios dos incas. A cidade também se caracteriza por edifícios grandes, com pátios interiores e rodeados por estreitas e sinuosas ruas, pequenas praças e cantos escondidos, onde muitos vestígios de construções anteriores à conquista podem ser vistos.
 Convento de Santo Domingo, em Cusco
Hoje, com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes, mantém preservada sua arquitetura colonial. Também é considerada uma das cidades mais altas do mundo, com 3399 metros de altitude.

2 comentários: