terça-feira, 3 de maio de 2011

POTOSÍ- ORURO - LA PAZ


 As tradicionais lhamas bolivianas cruzam nosso caminho até Oruro

 Bela vista da estrada de Potosí - Oruro

Recuperados do último dia de viagem, acordamos e demos uma volta pela antiga cidade de Potosí antes de partir para Oruro. A “interminável” e solitária rodovia pela qual viajamos contornava as montanhas áridas da Cordilheira dos Andes até chegar ao altiplano de terras férteis do vale banhado pelo Lago Poopó.  

Poopó é um grande lago salgado localizado numa depressão rasa nas montanhas do altiplano boliviano à aproximadamente 3700 m de altitude em relação ao nível do mar. Ele é alimentado pelo rio Desaguadero, que escoa a partir do Lago Titicaca, no extremo norte do altiplano.

 Lago Poopó

Oruro fica no meio do caminho entre a cidade de Potosí e a capital boliviana, La Paz. Com 404 anos de história e aproximadamente 260 mil habitantes, é considerada a capital folclórica do país por conta do seu carnaval, que é um dos mais importantes do mundo e foi declarado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2001. 

Já no final do dia, as imagens do lindo pôr-do-sol nos animaram a prosseguir viagem até La Paz, onde chegamos no final da noite.

Pôr-do-sol em Oruro

Rodamos 540 km por uma boa rodovia, mas muitas curvas nos acompanharam nos primeiros 160 km até alcançarmos o altiplano boliviano. Os últimos quilômetros da Panamericana foram marcados por planície e retas até chegarmos à La Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário