sexta-feira, 22 de julho de 2011

DODGE CITY, UMA LENDA DO VELHO OESTE

Dodge City, nosso atual destino, é uma das clássicas cidades com a história marcada pelos Saloons, tiroteios e a vida de aventura do velho oeste. Mas, para compreender seu passado é preciso conhecer um pouco da história da região: A “Santa Fé Trail”, inaugurada em 1821 por Willian Becknell, tornou-se uma grande rota comercial entre as principais cidades do oeste até 1880. Milhares de carroções viajaram pela trilhada montanha indo para o oeste, passando por Dodge City, ao longo da margem norte do rio Arkansas, em Colorado.

A chegada da ferrovia foi o que permitiu o desenvolvimento de Dodge City

Fort Dodge foi criado em 1865 no meio da "Santa Fé Trail", entre as duas grandes rotas de travessia que passavam por todo território indígena, sobre o rio Arkansas. Era um importante posto avançado na fronteira ocidental, oferecendo proteção aos comboios de carroções e servia como base para as tropas envolvidas na guerra contra os índios kiowa, cheyenne e outras tribos que habitavam a área das planícies, pela caça abundante, incluindo vastos rebanhos de búfalos.

Assim, fundada em 1872, distante apenas cinco quilômetros a oeste do forte, a cidade  de Dodge City rapidamente se tornou um centro comercial para os caçadores de búfalos e viajantes. No mesmo ano de sua fundação, a ferrovia chegou até ela, garantindo o seu desenvolvimento e tornando o trem, seu meio de transporte principal. Em 1875, os búfalos deixaram de ser uma fonte de receita e o gado “Longhorn” logo assumiu seu lugar. Entre 1875-1886, mais de 5.000.000 animais foram levados do Texas para Dodge City, sendo que os Cowboys que conduziram esse gado exerceram uma forte influência na reputação da cidade, como a mais selvagem e violenta da fronteira ocidental.

Nos sentindo como verdadeiros cowboys, chegamos à cidade de Dodge City.

 Apesar da modernidade, Dodge City ainda mantém muitas características de
uma pequena cidade do velho oeste.

A cidade que tinha duas ruas, uma de cada lado da ferrovia, colocou para fora os homens rudes e violentos e aprovou uma lei que não poderiam ser usadas ou transportadas armas de fogo do lado norte da ferrovia, enquanto do lado sul, onde nada foi estabelecido, tinha uma população de 1.200 habitantes e dezenove saloons autorizados a vender bebidas alcoólicas. Durante os primeiros anos a população variou de acordo com o fluxo de cowboys, compradores de gado, jogadores e prostitutas, que lotavam lojas, salões de dança e saloons, como os renomeados: Nueces, Alamo e o Lone Star.

A cidade prosperou e sua população de caçadores de búfalos, ferroviários, soldados e vagabundos, resolviam suas diferenças a bala. Homens da lei notáveis ​​como Bat Masterson e Wyatt Earp se tornaram lendas em seu próprio tempo, enquanto lutavam para trazer a ordem e alei para as ruas de cidade. Por seis anos Dodge City não tinha cemitério oficial e as pessoas que morriam e tinham amigos ou dinheiro suficiente, foram enterrados no cemitério no Fort Dodge, outros, sem um tostão ou desconhecidos, eram enterrados, onde era conveniente cavar um buraco. A anarquia reinou, criando a necessidade de uma sepultura no cemitério de Boot Hill.

Boot Hill, agora é uma parte do centro preservado da cidade de Dodge City e 
é o cemitério mais famoso da América, apesar de ter sido usado apenas até 1878.

O museu tornou-se um centro turístico procurado por visitantes de todo o país. 

 Atores vestidos a caráter ajudam os visitantes a entrarem no clima da cidade.

 Os primeiros trens que ajudaram no desbravamento do velho oeste.

Fort Dodge foi fechado em 1882 e em1886, as movimentações do gado tinham terminado , com elas um período ilustre da história do oeste tinha acabado, mas a lenda vive na preservação histórica da cidade de Dodge City com o seu passado romântico e famoso.

Depois de visitar e conhecer a incrível cidade preservada de Dodge City, rumamos à cidade de North Platte, no estado de Nebraska, onde passamos a noite, depois de 350 Km de viagem.

3 comentários:

  1. Loco em essas histórias

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, gosto muito das histórias do velho oeste americano.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, gosto muito das histórias do velho oeste americano.

    ResponderExcluir